14 agosto 2006

Análise >> Piratas do Caribe 2 - O Baú da Morte (Pirates of Caribbean - Dead Man's Chest)

Piratas do Caribe 2 – O Baú da Morte deixa os espectadores meio tontos. A quantidade de informações que o filme bombardeia sobre nossos olhos, ouvidos e mentes chega a atordoar. São duas horas e meia de um visual incrível e efeitos especiais de alta qualidade. Com alguma imaginação, quase se sente o cheiro (ou fedor) dos marujos. Ah, claro, a música não pára quase nunca, como virou mania entre os filmes de ação atuais.

Antes de mais nada, uma recomendação: para aproveitar melhor esta continuação, tente ver (ou rever) o primeiro filme. Porque este não se preocupa em explicar o episódio anterior e talvez a intenção seja esta mesma. Assim, todos nós alugamos e/ou compramos mais DVDs do filme de 2003. A ação já começa como se estivéssemos pegado do meio do filme. Desta vez, o capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) descobre que tem uma dívida de morte com o legendário Davey Jones (Bill Nighy, irreconhecível debaixo de uma maquiagem virtual de polvo humano, ou coisa parecida), capitão do navio fantasma Flying Dutchman (na tradução ficou ridículo como Holandês Voador). Jack não vai medir esforços para encontrar uma forma de fugir de sua eterna maldição, nem que para isso seja necessário envolver, até o pescoço, os "amigos" Will Turner (Orlando Bloom) e Elizabeth Swann (Keira Knightley).

O roteiro, na verdade, não é o forte de Piratas do Caribe 2. Algumas idas e vindas desnecessárias acabam criando momentos redundantes (nos quais o filme começa a entediar) que quase prejudicam o resultado final. Mas é só quase! O visual da produção é tão perfeito que acaba superando os pontos negativos da narrativa. Seu grande trunfo foi utilizar com competência o que há de mais moderno em termos de recursos visuais cinematográficos para recriar diante dos nossos olhos o mundo dos piratas.

Junte-se a isso um elenco dos mais carismáticos e o resultado é um sucesso que superou os US$ 130 milhões de bilheteria somente no seu primeiro final de semana nos EUA, batendo todos os recordes de estréia em todos os tempos (o anterior era do Homem-Aranha, com US$ 114,8 milhões).

O terceiro filme (que foi filmado junto com o segundo) está previsto para 2007. Em time que está faturando não se mexe.

OBS: Eu preferi o primeiro filme. Mas, sinceramente, estou com ótimas expectativas para a "terceira parte" que, pelo final do Baú da Morte, nos reserva grandes ação e aventura. É esperar pra ver...

Um comentário:

Anônimo disse...

eu assisti e particulamente gostei muito...tbm estou com muita espectativa pelo terceiro....os efeitos, maquiagem estam cada vez mais elaborados....e a comédia como no primeiro é uma marca enorme de piratas do caribe...vlw parceiro fuiiiii

Ass : Anderson....