09 dezembro 2006

Análise >> Ela Dança, Eu Danço (Step Up)

Primeiramente, tente não pensar no infeliz título baseado naquele hit do funk carioca tocado exaustivamente em rádios, festas e supermercados brasileiros. Não há nada de funk em Ela Dança, Eu Danço. Protagonizado por atores jovens e relativamente desconhecidos, o filme mistura elementos de musicais como o clássico Fama (1980) – referência já evidente na abertura do filme - e o mais recente No Balanço do Amor (2001) para contar uma história de amor que gira em torno da paixão dos personagens em torno da música e da dança.

Ela Dança, Eu Danço é previsível e certinho. Dirigido pela coreógrafa Anne Fletcher em sua estréia como diretora, o filme não apresenta nada de novo no gênero de filmes sobre dança. Mas, para quem gosta desse tipo de produção, chega a agradar, especialmente o público mais jovem. O argumento da produção trabalha em cima de uma história de amor entre um garoto pobre e uma menina rica. Ao mesmo tempo, as coreografias de Ela Dança, Eu Danço mistura passos do balé clássico ao moderno hip hop, criando um interessante panorama nesse sentido. A trilha sonora traz composições que misturam hip hop e acordes de instrumentos clássicos, como violino e piano. Existe algo de interessante no filme capaz de agradar aos que apreciam dança, mas, aos que não dão a mínima para produções do gênero, a previsibilidade do roteiro faz com que ele não seja nada interessante.

Tyler (Channing Tatum, de Ela é Demais) é um jovem da periferia que adora sair com seus amigos para dançar hip hop. Numa dessas “farras”, ele acaba cometendo atos de vandalismo numa escola de artes e é condenado a prestar 200 horas de serviço no local. Trabalhando lá como faxineiro, ele toma contato com esses jovens aspirantes a artistas e conhece Nora (Jenna Dewan, de O Grito 2), uma jovem que sonha com a carreira de bailarina. Com uma mãe que não entende muito bem suas aspirações artísticas, ela passa boa parte do seu dia se dedicando ao treino para uma apresentação final na escola que pode garantir não somente a conclusão do curso, mas um possível futuro na dança profissional. Quando seu companheiro se machuca, Nora resolve chamar Tyler para ser seu parceiro.

7 comentários:

Anônimo disse...

nossa! esse filme é demaaaaais! muito bom mesmo :D eu amei!
sem contar que ele mostra que a gente sempre tem que ter um sonho, um ideal para correr atras, sempre acreditar em seu potencial e se esforçar muito se vc deseja realmente algo!
é muito lindo!
vale muuuito a pena ver :D

Clara disse...

gente...É o melhor filme de dança que eu já vi na vida!!!!
não tem igual!!!!

Jessica disse...

É muito bom esse filme!!!Mas nenhum é igual a Dirty Dancing, mesmo sendo antigo, continua no topo de filmes com o gênero: dança.

Anônimo disse...

Muito bom, assisti com os meus filhos 16 vezes ( Le 14 anos e Rafa 12anos) .....quase decoramos o filme.....

Anônimo disse...

Super legal esse filme mesmo. Ensina aos jovens á dar mais valor a vida. Quando um personagem do filme perdeu seu irmão ele viu o quanto ele era importante para ele. Deu mais valor. É realmente demais. Isso serviu como uma lição nas nossas vidas para darmos mais valor a vida e procurarmos correr atrás dos nossos sonhos o mais rápido possivél antes que seja tarde demais.

Anônimo disse...

O filme é lindoo e o Xequet que os meninos dão no começo do filme então..é muita humilhaçao um dia eu vo fazer um igual to quase lá =D se alguem tiver alguma foto da cena do Xequet me fala...
Kisu


Xequet= abertura total no ar

Unknown disse...

lixooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo